Conflito da Ucrânia afeta pesquisas científicas

Em resposta às sanções impostas pelos EUA e União Europeia, os russos tomaram uma série de decisões que devem impactar as pesquisas espaciais, tanto aquelas já em andamento quanto as que ainda nem foram lançadas. A primeira delas foi a suspensão de lançamentos dos foguetes Soyuz, usados por empresas e agências espaciais de vários países. Com essa suspensão, missões foram comprometidas, como o lançamento de satélites da OneWeb.

De acordo com a Rússia, esses satélites só serão lançados se a empresa concordar que não serão usados para fins militares e que o governo do Reino Unido remova o investimento que fez na companhia. A Rússia também suspendeu a parceria com experimentos científicos na ISS, enquanto a Alemanha desativou o telescópio eROSITA, desenvolvido e mantido em parceria com a Rússia para mapear buracos negros.

Os russos também suspenderam o fornecimento de motores de foguetes para empresas americanas, mas essa decisão parece não abalar a confiança dos clientes internacionais, como a United Launch Alliance, que alega já possuir motores o suficiente para as próximas missões. Por fim, para ajudar a Ucrânia, que teve os serviços de internet afetados, Elon Musk ofereceu terminais Starlink, que chegaram na Ucrânia na segunda-feira (28).

Fonte: Yahoo Finanças

Comentar com sua conta do FaceBook

Seja o primeiro a comentar

Comentar com sua conta do Animeiras