Projeto Loon: a Internet num Balão (ou em vários)

O Projeto Loon é uma rede de balões que viajam na borda do espaço, com o objetivo de estender a conectividade à Internet para pessoas em áreas rurais e remotas em todo o mundo.

A Internet de alta velocidade é transmitida ao balão mais próximo dos parceiros de telecomunicações no solo, retransmitida para a rede do balão e depois para os usuários no solo. Já foi demonstrada a transmissão de dados entre balões a 100 km de distância entre si na estratosfera e para pessoas no solo com velocidades de conexão de até 10 Mbps, diretamente para smartphones com LTE.

Os balões do Projeto Loon são projetados e fabricados em escala para sobreviver às condições da estratosfera, na qual os ventos podem passar de 100 km/h, e a fina atmosfera oferece pouca proteção contra a radiação UV e oscilações drásticas de temperatura, que pode chegar a -90° C.

Feito de folhas de polietileno, cada balão do tamanho de uma quadra de tênis é construído para durar mais de 100 dias na estratosfera antes de retornar ao solo de forma controlada.

A palavra “Loon”, que dá nome ao projeto, é uma corruptela da palavra “Baloon” (Balão, em inglês).

O domínio do site da empresa patrocinadora diz apenas que é a “x.company”, mas você imagina quem é a gigante que está por trás deste “segredo”? Se pensou GOOGLE, acertou!

Acesse o site do projeto Loon para ver todas as informações:

https://x.company/intl/pt-BR_br/loon/

E olha só quem estava passando aqui pertinho, hoje:

 

Então fiquem atentos: a próxima vez que algo virem algo vindo do firmamento, não é nenhum OVNI, e nem o céu caindo em suas cabeças.

Comentar com sua conta do FaceBook

Seja o primeiro a comentar

Comentar com sua conta do Animeiras